O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) foram vacinados contra a Influenza nesta segunda-feira (7) durante evento em Monte Claros (MG), onde foi anunciado o plano de expansão da unidade da Novo Nordisk. Lula foi imunizado pela sua médica pessoal, Ana Helena Germoglio, enquanto Alckmin recebeu a vacina do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
A campanha de vacinação contra a gripe teve início nesta segunda-feira nas regiões Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Sudeste, com a distribuição de 35 milhões de doses. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 90% dos grupos prioritários, como crianças, gestantes e idosos. A vacinação na região Norte será realizada no segundo semestre.
Além de Lula e Alckmin, Zé Gotinha, o personagem criado nas campanhas de vacinação contra a poliomielite, também marcou presença no palco para registrar o momento. A campanha está focada em grupos prioritários, mas aqueles fora deste público podem procurar a vacina na rede particular ou aguardar o fim da imunização dos grupos prioritários na rede pública.
O público-alvo da campanha inclui:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
- Gestantes e puérperas
- Idosos a partir de 60 anos
- Trabalhadores da saúde, caminhoneiros, professores, povos indígenas, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e salvamento, forças armadas, pessoas com doenças crônicas e deficiência permanente, entre outros.
Fonte: CNN Brasil