Lula exonera ministros para garantir votação nas eleições das mesas diretoras do Congresso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exonerou temporariamente nesta sexta-feira (31) dez ministros que ocupam mandatos de congressistas. A exoneração foi publicada no Diário Oficial da União e visa permitir que os ministros retornem aos seus cargos no Congresso Nacional para participar das votações que escolherão as novas mesas diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, marcadas para este sábado (1º). Eles devem reassumir seus postos no governo na segunda-feira (3).

De acordo com informações da CNN, a decisão de Lula foi tomada com o objetivo de garantir uma influência significativa do governo nas eleições, principalmente na expectativa de vitória do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), que concorre à presidência da Câmara. A medida visa também fortalecer a base governista e ajudar a consolidar o apoio à candidatura de Motta.

Exoneração temporária e ausência de três ministros

Embora a exoneração seja temporária, três ministros não retornarão ao Legislativo para participar das votações. A equipe do ministro Renan Filho, da pasta de Transportes, informou que ele não foi exonerado por questões familiares e, portanto, não votará nas eleições do Congresso.

Já as ministras Marina Silva (Meio Ambiente) e Sônia Guajajara (Povos Indígenas) também foram poupadas da decisão. O presidente Lula optou por evitar constrangimentos para as duas ministras, que teriam que votar contra seus próprios partidos ou a orientação do governo nas eleições.

Marina Silva é filiada à Rede, enquanto Sônia Guajajara é membro do PSOL, ambos partidos com candidaturas rivais para a presidência da Câmara e do Senado.

Lista de ministros exonerados:

  1. Alexandre Padilha (Relações Institucionais)
  2. Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária)
  3. Juscelino Filho (Comunicações)
  4. Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário)
  5. Wellington Dias (Desenvolvimento Social e Combate à Fome)
  6. Camilo Santana (Educação)
  7. André Fufuca (Esportes)
  8. Luiz Marinho (Trabalho)
  9. Celso Sabino (Turismo)
  10. Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos)

Fonte: CNN Brasil

Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: