O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (19) que nunca levou “pesquisa a sério” e que os levantamentos de opinião servem apenas para “estudar” e ajustar comportamentos, sem influenciar suas decisões.
Em conversa com a imprensa, Lula afirmou que as pesquisas são úteis para entender se é necessário mudar algo, mas ressaltou que elas não determinam suas ações. “Quem me conhece sabe que eu nunca levei definitivamente a sério qualquer pesquisa”, disse o presidente.
Lula também garantiu que cumprirá todas as promessas feitas durante a campanha eleitoral e afirmou que, ao final de seu terceiro mandato, entregará um país “talvez melhor do que eu prometi”.
A declaração vem após a divulgação de uma pesquisa do Datafolha, na última sexta-feira (14), que mostrou a queda na aprovação do governo para 24%, o menor índice registrado em todos os seus mandatos.
O levantamento também apontou aumento da reprovação, que subiu de 34% para 41%. Nesta quarta-feira, o Instituto Paraná Pesquisa revelou outro recorde de desaprovação, com 55% dos brasileiros desaprovando o governo, contra 42% de aprovação.
Com informações da CNN Brasil