Lula participa de cerimônia do 8/1 sem presidentes do Congresso e do STF

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa, nesta quinta-feira (8/1), da cerimônia que marca os três anos dos atos antidemocráticos de 8 de Janeiro, no Salão Nobre do Palácio do Planalto. O evento contará com a presença de autoridades e representantes da sociedade civil, mas os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), além do presidente do STF, Edson Fachin, não participarão. A Corte promoverá evento próprio para relembrar a data.

Em frente à Praça dos Três Poderes, cerca de 3 mil apoiadores devem se reunir em manifestação em defesa da democracia, convocada pelo PT e por movimentos sociais, e Lula deve descer a rampa para cumprimentar o grupo. A segurança em torno do Planalto foi reforçada em operação integrada entre a SSP-DF e órgãos nacionais.

Durante a cerimônia, o presidente deve oficializar o veto ao projeto de lei que reduzia penas para envolvidos na trama golpista e beneficiaria o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O texto foi aprovado pelo Congresso no final de 2025, mas Lula já anunciou que o rejeitará, embora a oposição tente articular a derrubada do veto.

Além da memória aos ataques de 8 de Janeiro, a defesa da soberania nacional, reforçada após a prisão do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pelos Estados Unidos, deve ganhar destaque na solenidade. Segundo o ministro Guilherme Boulos, “o centro do ato é a defesa da democracia e a condenação do golpismo, e a defesa da soberania nacional estará presente no ato”.

 

Fonte: Metrópoles

Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: