O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi internado na manhã desta sexta-feira (30/1) no CBV Hospital de Olhos, na Asa Sul de Brasília (DF), onde será submetido a uma cirurgia de catarata no olho esquerdo. O procedimento é considerado seguro, rápido e de baixa complexidade, comum em pacientes da faixa etária do presidente.
Na quinta-feira (29/1), Lula passou por exames preparatórios e cancelou compromissos oficiais, incluindo uma visita à Carreta da Mulher, em Brasília, e uma viagem ao Quilombo Kalunga, em Cavalcante (GO). Nos últimos dois dias, o Palácio do Planalto não divulgou a agenda pública do presidente.
Associada ao envelhecimento, a catarata causa sintomas como visão embaçada, ofuscamento e dificuldade para enxergar cores. Em 2020, Lula já havia realizado o mesmo procedimento, sem intercorrências.
Aos 80 anos, o presidente já passou por pelo menos quatro procedimentos médicos desde o início do atual mandato, em 2023. O caso mais recente ocorreu em outubro de 2024, quando sofreu uma queda no banheiro do Palácio da Alvorada e precisou passar por uma cirurgia de emergência. Dois meses depois, após relatar fortes dores de cabeça, exames apontaram uma hemorragia intracraniana decorrente do acidente, o que levou à transferência do presidente para São Paulo, onde foi submetido a uma cirurgia de trepanação em 9 de dezembro.
Fonte: Metrópoles