Lula reage a Trump: “O mundo não precisa de um imperador”

Durante a 17ª Cúpula do Brics, nesta segunda-feira (7/7), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou as recentes ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que prometeu sobretaxar países alinhados ao Brics. “O mundo não precisa de um imperador”, disse Lula, em tom firme, ao defender a soberania dos países.

A resposta veio após Trump, por meio da rede Truth Social, declarar que países que apoiarem “políticas antiamericanas do Brics” serão taxados com tarifa extra de 10%, sem exceções. “Não acho responsável um presidente do tamanho dos EUA ameaçar o mundo pela internet. Isso não é sério”, disse Lula.

O petista reforçou que os países têm o direito de responder a eventuais tarifas com medidas recíprocas:
“Se ele achar que pode taxar, os países também podem. Existe a lei da reciprocidade. Respeito é bom, a gente gosta de dar e de receber”, afirmou.

A declaração de Lula aconteceu durante o evento no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro, sede da cúpula do Brics, que agora conta com 11 países-membros. No encontro, os líderes divulgaram uma declaração conjunta defendendo a reforma do Conselho de Segurança da ONU e a criação de um Estado palestino.

Trump, em sua campanha de retorno à Casa Branca, tem reforçado posições protecionistas. Além da ameaça aos países do Brics, ele propôs tarifas generalizadas: 10% para a América Latina, 20% para a Europa e até 100% para produtos chineses.

Lula finalizou: “Cada país é dono do seu nariz. As pessoas precisam entender o significado de soberania.”

Fonte: Metrópoles

Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: