O presidente Luiz Inácio Lula da Silva retornou a Brasília nesta quinta-feira (19), após passar cerca de nove dias em São Paulo para tratar de um hematoma intracraniano. Lula passou por uma cirurgia no Hospital Sírio Libanês na madrugada de 10 de dezembro e recebeu alta no último domingo. Desde então, ele estava em repouso em sua residência na capital paulista.
Na manhã desta quinta-feira, o presidente realizou novos exames e foi liberado pelos médicos para retomar suas atividades. De acordo com o médico Roberto Kalil, responsável pelo acompanhamento de Lula, os resultados foram positivos. “O exame está melhor até [que o previsto]. O estado geral dele é bom. A parte de cognição está perfeita. Ele pode trabalhar”, afirmou Kalil. O presidente já tem planos de despachar normalmente nos próximos dias e convocou uma reunião ministerial para esta sexta-feira (20).
Lula fez uma tomografia para avaliar a recuperação após a cirurgia. Os médicos informaram que o hematoma foi drenado completamente. A médica da presidência, Ana Helena Germoglio, indicou que o presidente passará por um novo exame de imagem em 10 dias no hospital Sírio-Libanês de Brasília.
Durante sua recuperação, o presidente passará o Natal e o Ano Novo em Brasília, onde será acompanhado por Germoglio. No entanto, por recomendação médica, Lula cancelou sua participação no tradicional evento “Natal dos Catadores”, em São Paulo, onde ele participa desde 2003. O presidente também deve evitar atividades físicas nos primeiros dias após a cirurgia.