Maceió concentra 55% dos empregos formais criados em Alagoas desde 2021

Um levantamento da Prefeitura de Maceió, com base em dados do Caged, aponta que a capital alagoana criou mais de 60 mil empregos formais desde 2021, o que representa 55% de todas as carteiras assinadas no estado no mesmo período. A administração municipal credita esse desempenho à política de investimentos em infraestrutura, desburocratização e fomento à economia local.

Segundo o prefeito João Henrique Caldas (JHC), ações como a atração de grandes empresas, promoção do turismo e eventos, além da facilitação para abertura de negócios, foram determinantes para impulsionar a geração de emprego e renda. O setor de serviços, fortemente ligado ao turismo, é o principal motor da economia, empregando 55% da força de trabalho da capital.

Maceió se destacou nacionalmente ao ficar em 8º lugar no Ranking de Dispensa de Alvarás e Licenças entre as capitais brasileiras. Atualmente, 492 atividades econômicas podem operar sem a exigência de alvarás, o que tem atraído grandes grupos empresariais como Mateus, Havan e LOG.

Além dos investimentos de mais de R$ 2,2 bilhões desde 2021 — o maior volume já registrado na história da cidade — a prefeitura projeta aplicar mais R$ 824 milhões em 2025, com 80% desse total voltado à infraestrutura. Iniciativas como os programas Emprega Jovem, Emprega Mulher e o Banco da Mulher Empreendedora também foram implementadas para estimular o empreendedorismo e a inclusão no mercado de trabalho.

Fonte: Política Alagoana

Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: