O senador Magno Malta (PL-ES) fez duras críticas ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e o desafiou publicamente a determinar uma operação da Polícia Federal contra as jornalistas Malu Gaspar, do jornal O Globo, e Mônica Bergamo. Segundo o parlamentar, se Moraes adotasse contra jornalistas a mesma postura aplicada a investigados no chamado inquérito das Fake News, sua situação ficaria insustentável.
A declaração ocorreu após a publicação de uma coluna, em 22 de dezembro, na qual Malu Gaspar afirmou que Alexandre de Moraes teria conversado com o diretor do Banco Central, Gabriel Galípolo, sobre o caso envolvendo o Banco Master — fato que, segundo a jornalista, poderia ser objeto de investigação.
O episódio ganhou repercussão em meio às investigações da Polícia Federal sobre o Banco Master, que apuram possíveis fraudes financeiras estimadas em até R$ 12 bilhões. O caso envolve ainda o escritório de advocacia de Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro, que prestou serviços ao banco. O Master chegou a negociar sua venda ao BRB, banco estatal do Distrito Federal, mas a operação foi vetada pelo Banco Central, que posteriormente decretou a liquidação da instituição.
Com informações do portal Brasil 247