O senador Marcelo Castro (MDB) sugeriu que as lideranças e prefeitos que apoiam parlamentares do partido se filiem ao MDB até as eleições do próximo ano. Ele destacou que, com exceção dos deputados que permanecerão no PSD devido à fusão cruzada, a adesão de prefeitos ao partido fortaleceria a estratégia da sigla para 2026. Em entrevista, Marcelo ressaltou as dificuldades enfrentadas por prefeitos ao considerar sua filiação, observando as diferentes realidades políticas em níveis municipais, estaduais e nacionais.
“Às vezes, o partido tem uma posição política em Brasília, que pode ser diferente da posição estadual e municipal, porque cada nível tem uma realidade própria”, explicou o senador.
Além disso, Marcelo Castro se posicionou a favor de uma reforma eleitoral, defendendo o sistema eleitoral alemão, onde metade dos deputados são eleitos por distrito. Ele foi relator da reforma eleitoral de 2015 e destacou que a proposta já foi aprovada no Senado e está em análise na Câmara. O presidente da Câmara, Hugo Motta, já nomeou uma comissão para estudar o modelo de voto distrital misto, que pode ser uma solução para a política brasileira.
Com informações da Cidadeverde.com