Quem pretende ingressar na rede estadual de ensino de Alagoas em 2026 deve ficar atento ao prazo da matrícula online para estudantes novatos, que segue aberta até quinta-feira (8), pelo site www.matriculaonline.al.gov.br. A principal novidade deste ano é a ampliação histórica do Ensino Médio Integral Integrado à Educação Profissional, que permite ao aluno cursar o ensino médio e concluir, simultaneamente, um curso técnico.
Já no ato da matrícula, estudantes que vão ingressar na 1ª série do Ensino Médio Integral (9 horas) podem optar por turmas com formação técnica integrada. Em 2026, a oferta de cursos profissionais cresce 230% em relação a 2024, passando de 110 para 363 turmas, segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
A expansão faz parte da reestruturação do ensino médio prevista na Lei nº 14.945/2024 e levou em conta o perfil produtivo das regiões, a infraestrutura das escolas e o interesse dos estudantes. Ao todo, serão ofertados 25 cursos técnicos, como Informática, Administração, Marketing, Redes de Computadores, Design Gráfico, Logística, Contabilidade, Agricultura, Alimentos, Produção Cultural, Eventos e Turismo, entre outros.
Os cursos estarão disponíveis em escolas de ensino integral distribuídas por todo o estado, incluindo municípios como Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia. Além do ensino médio integral profissionalizante, a matrícula contempla ensino fundamental, ensino médio regular, EJA e EJA Modular.
O processo é feito exclusivamente pela internet, com a possibilidade de escolha de até três escolas. O resultado será divulgado entre 27 de janeiro e 3 de fevereiro, e as vagas remanescentes serão ofertadas de 4 a 9 de fevereiro. Após a divulgação, será obrigatório comparecer à escola com a documentação exigida para garantir a vaga.
Fonte: Ascom Seduc