Notícias políticas no Brasil e no mundo

Ministério da Justiça cria banco de dados de IMEIs para recuperação de celulares roubados

O Ministério da Justiça anunciou uma nova versão do programa “Celular Seguro”, que inclui a criação de um banco de dados nacional com os IMEIs de todos os celulares do Brasil. O IMEI é um número único de identificação de cada aparelho, similar ao chassi de um carro, e o objetivo é permitir que celulares roubados ou furtados sejam recuperados de forma mais ágil pelas polícias estaduais.

Em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as operadoras de telefonia, o novo sistema também permitirá que os consumidores consultem a situação de um celular antes de comprá-lo, verificando se há restrições ou irregularidades. Para isso, o usuário pode digitar o número do IMEI ou usar a opção de “Ler código de barras”, através da câmera do dispositivo.

Além disso, o programa contará com a função de “recuperação” para aparelhos roubados. Caso o celular seja furtado ou roubado, o proprietário poderá bloquear o aparelho e, quando ele for recuperado, terá acesso novamente ao dispositivo. A Polícia Civil será notificada sobre a localização do celular roubado para investigar e devolver o aparelho à vítima.

O Ministério da Justiça também lançará uma campanha nacional para incentivar os brasileiros a se cadastrarem no sistema e utilizarem as novas funcionalidades. A medida visa melhorar a segurança e facilitar a devolução de dispositivos às vítimas de crimes.

Fonte: CNN Brasil

Últimas
Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: