O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), afirmou nesta sexta-feira (5), em entrevista à CNN, que a possível candidatura de nomes da centro-direita à Presidência da República em 2026 pode representar o fim do bolsonarismo como força política dominante no país.
“Na minha avaliação, essas candidaturas serão o arquivamento do bolsonarismo no país”, declarou o ministro, citando os governadores Tarcísio de Freitas (SP), Romeu Zema (MG) e Ratinho Júnior (PR) como possíveis presidenciáveis. “Temos que entender se é isso que o ex-presidente [Jair Bolsonaro] quer, por tudo que ele construiu na sua vida pública”, completou.
As declarações ocorrem no mesmo dia em que Silvio Costa participa, ao lado do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e do governador Tarcísio, do leilão do túnel Santos-Guarujá, realizado na sede da B3, em São Paulo. A obra é um dos maiores projetos de mobilidade urbana do país e contará com recursos dos governos estadual e federal.
Enquanto o debate político para 2026 se intensifica, os governadores Ronaldo Caiado (GO) e Romeu Zema (MG) já anunciaram pré-candidaturas ao Palácio do Planalto. Outros nomes, como Eduardo Leite (RS) e Ratinho Júnior (PR), também são cogitados como alternativas mais moderadas no espectro da direita.
Fonte: CNN