O modelo de governança intersetorial adotado na Paraíba, com exemplos como o programa Patrulha Maria da Penha, o crédito Empreender Mulher para vítimas de violência e o Selo Social “Prefeitura Parceira das Mulheres”, ganhou destaque no seminário técnico promovido pela Área Metropolitana de Barcelona (AMB), que compreende a capital catalã e mais 36 cidades da região.
A apresentação das ações foi feita pela secretária da Mulher e da Diversidade Humana da Paraíba, Lídia Moura, que representou o Governo da Paraíba e o Consórcio Nordeste, que foram convidados para o evento a fim de aprofundar o diálogo sobre soluções conjuntas para desafios sociais, com foco especial nas políticas de enfrentamento das violências e na transversalidade das ações públicas.
O encontro reuniu as principais lideranças da AMB, incluindo a diretora de Relações Internacionais, Maria Salamero, e a diretora de Desenvolvimento Social e Econômico, Emma Rivera, além de outras autoridades da gestão metropolitana.
Durante a apresentação, a secretária Lídia Moura também enfatizou a importância da Política Nacional de Cuidados em implementação no Brasil como uma ferramenta essencial para a prevenção da violência e promoção do bem-estar. “Trata-se de uma política socioassistencial estratégica, pois são as mulheres as principais responsáveis pelos cuidados não remunerados. É urgente garantir trabalho decente às trabalhadoras e trabalhadores dos cuidados e reposicionar essa responsabilidade como coletiva”, afirmou Lídia.
A coordenadora da organização internacional Global Her, Thamyres Elpídio, que também participou do encontro, reforçou o papel da cooperação internacional como catalisadora de soluções inovadoras. “Estamos construindo pontes entre o Sul Global e experiências consolidadas na Europa. A troca entre o Consórcio Nordeste e o AMB representa uma oportunidade de aprendizado mútuo e fortalecimento das políticas públicas com perspectiva de gênero e justiça social.”
O seminário integra as ações preparatórias para a XVI Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e Caribe, organizada pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal/ONU), que será realizada na Cidade do México. A cúpula é um dos principais fóruns intergovernamentais da região para o debate sobre os direitos das mulheres e a igualdade de gênero.
Como desdobramento do seminário, foi lançado o Grupo Técnico de Trabalho e Cooperação entre Consórcio Nordeste/PB e Barcelona/AMB. A iniciativa visa fomentar parcerias estratégicas e o intercâmbio de boas práticas em áreas como cuidados, enfrentamento à violência, desenvolvimento sustentável, mobilidade, meio ambiente e inovação social.
Fonte: Secom Paraíba