Moraes envia à PGR pedido para investigar Tarcísio por suposta obstrução de Justiça

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhou nesta terça-feira (16/9) à Procuradoria-Geral da República (PGR) uma representação do deputado Rui Falcão (PT-SP) contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). O parlamentar acusa o governador de tentar obstruir a Justiça ao articular, em Brasília, a tramitação de um projeto de anistia destinado a beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados, justamente durante o julgamento de envolvidos na tentativa de golpe de Estado.

Moraes determinou que o pedido fosse autuado como petição autônoma e deu prazo de cinco dias para que o procurador-geral da República, Paulo Gonet, se manifeste sobre a abertura de uma investigação formal contra Tarcísio.

Segundo a representação, a articulação política do governador teria como objetivo “fragilizar a autoridade da Corte” e interferir diretamente no Judiciário, sob o pretexto de tratar da tramitação do projeto no Congresso. A PGR agora avaliará se há indícios suficientes para instaurar um inquérito.

Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: