Moraes reage a conduta de advogado em julgamento: ‘Não estamos aqui para fazer circo’

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), repreendeu com firmeza um dos advogados de defesa durante a sessão desta segunda-feira (19), no julgamento que apura a tentativa de golpe para manter Jair Bolsonaro (PL) no poder após as eleições de 2022.

A tensão aumentou durante o interrogatório de uma testemunha, quando o advogado repetiu a mesma pergunta por diversas vezes, desconsiderando a resposta já registrada. Irritado, Moraes interrompeu: “O senhor já perguntou quatro vezes a mesma coisa. A testemunha já respondeu. Se puder continuar, por favor.”

O defensor reagiu, alegando tratamento desigual em relação à acusação e afirmou que buscava apenas esclarecer detalhes sobre uma reunião com o ex-ministro da Justiça, Anderson Torres. “Sou simples advogado, distante do PGR…”, afirmou.

A fala provocou nova reação do ministro, que elevou o tom e acusou o advogado de tentar tumultuar a audiência. “Não vou permitir que vossa senhoria faça circo no meu tribunal. Vossa senhoria já foi desrespeitoso antes. Leia o Código de Processo Penal”, retrucou Moraes.

O julgamento investiga uma suposta trama golpista liderada por Bolsonaro e seu então vice na chapa, Braga Netto, que segundo a Procuradoria-Geral da República, contava com apoio de civis e militares para reverter o resultado das eleições de 2022.

Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: