MP pede ao TCU investigação sobre participação de autoridades em eventos na casa de Daniel Vorcaro

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (MPTCU) solicitou ao Tribunal de Contas da União (TCU) a abertura de processo para identificar autoridades públicas federais — incluindo procuradores e magistrados — que teriam participado de eventos realizados na casa de veraneio do ex-banqueiro Daniel Vorcaro, em Trancoso (BA).

De acordo com documento datado de 29 de janeiro, os encontros, chamados de “Cine Trancoso”, teriam reunido autoridades dos Três Poderes, integrantes do Poder Executivo do governo anterior, além de representantes do mercado financeiro, da política e do meio jurídico. Para o MPTCU, o possível envolvimento de integrantes da alta cúpula federal pode representar risco sistêmico à confiança nas instituições públicas.

O órgão também aponta que a falta de apuração pode comprometer a credibilidade do Judiciário, do Executivo e de outras entidades públicas, especialmente diante da hipótese de relação dos eventos com um escândalo financeiro de grandes proporções.

Entre as medidas solicitadas estão a identificação das autoridades presentes; a verificação de eventual participação ou financiamento de órgãos federais nos eventos; a avaliação de possíveis impactos financeiros ou administrativos para instituições como Banco do Brasil, Banco de Brasília e BNDES; além da adoção de medida cautelar para garantir a preservação de provas, com requisição de informações, documentos e oitiva de testemunhas. Ao final da apuração, o MPTCU pede que os resultados sejam encaminhados ao presidente do Congresso Nacional para as providências cabíveis.

Fonte: Metrópoles
Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: