Nome do Nubank em risco? Entenda proposta do BC que gerou onda de fake news

Circula nas redes sociais a informação de que o Nubank pode fechar — uma fake news que ganhou força após uma proposta do Banco Central (BC) sobre regras para nomes de instituições financeiras. O texto, em consulta pública até 31 de maio, propõe que apenas instituições com autorização formal para operar como banco possam usar o termo “bank” (ou “banco”) em seus nomes.

Na prática, a proposta pode obrigar fintechs como o Nubank, que é uma instituição de pagamento e não um banco tradicional, a mudar de nome. A mudança não interfere nas operações ou na continuidade do Nubank, que segue autorizado e regulado pelo BC. Bancos como o C6 Bank, por exemplo, poderiam manter o nome por terem autorização para funcionar como banco múltiplo.

A proposta do BC reflete pressões de grandes bancos, que perderam espaço para fintechs nos últimos anos. Em 2024, o Nubank ultrapassou o Itaú em número de clientes, com 100,7 milhões, e se tornou o terceiro maior do país, atrás apenas da Caixa Econômica Federal (154,1 milhões) e do Bradesco (109,1 milhões).

A consulta pública já recebeu mais de 400 contribuições e está aberta à participação de qualquer cidadão interessado.

Fonte: Metrópoles

Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: