Notícias políticas no Brasil e no mundo

“Pau que dá em Chico, dá em Francisco”, diz Ivan Junior sobre resposta ao EUA

Em entrevista ao portal Política por Dentro, o deputado federal Ivan Junior (União-MA) destacou que a aprovação do projeto no Congresso Nacional visa responder de maneira proporcional às tarifas impostas por qualquer nação, incluindo os Estados Unidos. “Esse projeto foi aprovado pelo Congresso Nacional, contrapondo justamente a qualquer tipo de tarifa, seja qual for a nação que venha a aplicar aos produtos brasileiros. O Brasil também agirá na mesma proporção, com a mesma reciprocidade”, afirmou o parlamentar.

Ivan Junior enfatizou que a resposta do Brasil é essencial para a defesa da soberania nacional, da indústria local, da agricultura e dos empreendedores brasileiros. “Nós não podemos assistir de uma forma tranquila quando uma nação tarifa os produtos brasileiros e nós não devolvemos na mesma moeda. No Maranhão, a gente chama isso de ‘pau que dá em Chico, dá em Francisco’. Na Bíblia, há uma citação semelhante: ‘dente por dente, olho por olho’. Então é assim que a gente precisa agir, com a mesma moeda”, completou o deputado.

A decisão dos EUA de impor tarifas aos produtos brasileiros ocorre em um contexto de crescente tensão comercial entre as principais economias mundiais. A medida afeta diretamente setores como a agricultura e a indústria brasileira, que dependem de exportações para os mercados internacionais.

Entenda

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (3) que o Brasil tomará “todas as medidas cabíveis” em resposta à decisão do governo norte-americano de aplicar uma sobretaxa de 10% sobre produtos brasileiros. A medida foi anunciada na última quarta-feira (2) pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como parte de um pacote de tarifas globais voltadas para a importação de produtos de diferentes países.

Por: Larisse Lopes

Últimas
Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: