O ministro Paulo Pimenta anunciou sua saída da Secretaria de Comunicação Social (Secom) do governo Lula (PT) e será substituído pelo publicitário Sidônio Palmeira. A decisão foi tomada após reunião entre Pimenta e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta terça-feira (7), no Palácio do Planalto. Pimenta entrará em férias na próxima quinta-feira, e Sidônio Palmeira, responsável pela campanha de 2022, tomará posse na semana seguinte.
Ao confirmar sua saída, Pimenta destacou que a mudança atende ao desejo do presidente, que busca um perfil diferente à frente da Secom. “Vamos fazer a caminhada conjunta até a semana que vem. Nós temos o mesmo projeto. Portanto, vamos ter uma parceria que não se encerra”, afirmou Pimenta.
Sidônio Palmeira, que assume pela primeira vez um cargo no governo, falou sobre as expectativas para o novo desafio: “Essa é a minha primeira vez em governo. É uma experiência nova, interessante”. Ele também indicou como pretende conduzir a pasta, afirmando que o objetivo será alinhar a gestão, a percepção popular e a comunicação de maneira eficiente e moderna.
A saída de Pimenta da Secom já era prevista desde dezembro de 2024, quando o presidente Lula fez críticas ao desempenho da comunicação do governo. A mudança foi inicialmente adiada devido a uma cirurgia de emergência que o presidente teve que realizar após um acidente doméstico. A mudança na Secom ocorre antes de uma possível reforma ministerial.