PF encontra rascunho de pedido de asilo político à Argentina no celular de Bolsonaro

A Polícia Federal revelou nesta quarta-feira (20) que localizou um documento com pedido de asilo político à Argentina no celular do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O conteúdo integra o relatório final das investigações da Operação Tempus Veritatis, que apura a atuação de uma organização criminosa na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito.

Nomeado como “Carta JAIR MESSIAS BOLSONARO”, o arquivo tem 33 páginas e foi salvo no celular de Bolsonaro em 10 de fevereiro de 2024 — dois dias após a deflagração da operação da PF, na qual o ex-presidente teve seu passaporte apreendido. O texto foi redigido e editado por Fernanda Bolsonaro, esposa do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), segundo metadados do arquivo.

Endereçado ao presidente da Argentina, Javier Milei, o documento afirma que Bolsonaro seria vítima de perseguição política no Brasil, teme por sua vida e estaria sob risco iminente de prisão “injusta, ilegal e inconstitucional”. A carta, com espaço reservado para assinatura e data, sugere que o ex-presidente buscava se evadir do país diante do avanço das investigações.

Apesar do conteúdo encontrado, o governo argentino negou ter recebido formalmente qualquer pedido de asilo por parte de Bolsonaro.

“A existência do documento indica que o ex-presidente tinha preparado material para viabilizar sua fuga para a Argentina após o avanço das investigações da Polícia Federal”, conclui o relatório final da PF, que foi encaminhado ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator do inquérito.

Fonte: CNN

Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: