A Polícia Federal vai solicitar que o nome do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) seja incluído na Difusão Vermelha da Interpol, o que o coloca como foragido internacional em 196 países. A medida permitirá que autoridades estrangeiras verifiquem o mandado de prisão emitido pelo Brasil e reforça a cooperação policial para possibilitar a detenção do parlamentar nos Estados Unidos, onde ele se encontra.
A ação ocorre após a PF apontar indícios de fuga na fase final da investigação. Segundo o relatório enviado ao Supremo Tribunal Federal, Ramagem — ex-diretor da Abin no governo Jair Bolsonaro — teria deixado o país por uma nação vizinha após viajar em um carro particular na região Norte. O trajeto consta na decisão que determinou sua prisão preventiva.
O ministro Alexandre de Moraes, relator da ação penal que apura a trama golpista, decretou a prisão na quarta-feira (19). A decisão, ainda sob sigilo, não menciona a Interpol, motivo pelo qual a PF fará o pedido de inclusão. A localização do deputado nos EUA foi revelada pelo portal PlatôBR no mesmo dia da ordem de prisão.