A Secretaria do Planejamento do Estado do Piauí (Seplan) participou da cooperação técnica que resultou no lançamento dos Mapas Interativos Geoelétricos e de Mineração pelo Governo de Sergipe. Desenvolvida pela Agência Sergipe de Desenvolvimento e a Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação de Sergipe, a plataforma une dados geoespaciais estratégicos para atrair investimentos, fortalecer o planejamento público e ampliar a transparência.
A contribuição da Seplan-PI ocorreu no âmbito da modelagem técnica, da organização das bases de dados e da estruturação metodológica da ferramenta em ambiente WebGIS, consolidando o intercâmbio de experiências entre os estados. A iniciativa evidencia a capacidade institucional do Piauí de compartilhar soluções voltadas à inteligência territorial e ao planejamento orientado por evidências.
A plataforma reúne informações estratégicas dos dois setores, tais como, infraestrutura de transmissão e distribuição, empreendimentos de geração de energia, por fonte, além de processos minerários ativos, ocorrências de substâncias estratégicas e dados de arrecadação da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) por município. A integração dessas informações em um único ambiente digital contribui para reduzir assimetrias de informação, ampliar a previsibilidade para investidores e fortalecer a governança pública.

Para a diretora de Mineração e Energias Renováveis da Seplan-PI, Gabriela Oliveira Rodrigues, a cooperação demonstra o papel estratégico do Estado na consolidação de informações estruturadas para o desenvolvimento regional. “O Piauí se posiciona como um vetor para outros estados na consolidação dessas informações estratégicas, garantindo maior segurança, planejamento e desenvolvimento dos setores de energia e mineração, não apenas para o estado, mas para toda a região Nordeste”, destacou.
A atuação da Seplan-PI reforça seu posicionamento como referência nacional em planejamento estratégico, transição energética e uso de dados territoriais para o desenvolvimento sustentável. A cooperação técnica com Sergipe demonstra o compromisso da Secretaria com a inovação na gestão pública e com a promoção de soluções que impulsionam a competitividade regional e a interiorização do desenvolvimento.

Fonte: Secom Piauí