Mesmo sem disputar cargo nas eleições municipais de 2024, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) teve papel de destaque como cabo eleitoral do Partido Liberal — e isso veio acompanhado de altos custos. Segundo documentos da prestação de contas oficial do PL, obtidos pelo portal Metrópoles, a sigla desembolsou cerca de R$ 3,3 milhões em voos fretados para o parlamentar durante o período eleitoral.
Entre os dias 11 de setembro e 25 de outubro de 2024, foram registrados 14 deslocamentos em jatinhos, bancados pelo partido presidido por Valdemar Costa Neto. Em duas dessas viagens, a esposa do deputado, Lívia Orletti, esteve presente, acompanhada por funcionários e seguranças.
Os voos ocorreram no período mais intenso da campanha municipal, com foco em capitais estratégicas. Nikolas percorreu ao menos dez capitais brasileiras, contribuindo diretamente para o desempenho do PL, que chegou ao segundo turno em sete cidades e venceu no primeiro turno em Rio Branco (AC).
Além de Nikolas, o PL também custeou deslocamentos aéreos para a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, presidente do PL Mulher, e para o senador Marcos Pontes (PL-SP), com destaque para agendas no estado de São Paulo.
Apesar da visibilidade, o partido enfrentou derrotas importantes em São Paulo e no Rio de Janeiro, onde Nikolas apoiou a candidatura de Pablo Marçal (PRTB).
Fonte: Metrópoles