O Partido Liberal (PL) confirmou que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), serão os principais representantes da legenda na manifestação marcada para o feriado de 7 de Setembro, na Avenida Paulista, em São Paulo. A informação é do jornalista Gustavo Uribe, da CNN.
A presença de Michelle, no entanto, depende do estado de saúde de Jair Bolsonaro, que vem enfrentando episódios de soluços persistentes e segue em prisão domiciliar. A defesa do ex-presidente desaconselhou qualquer participação direta — mesmo por vídeo — para evitar novas sanções judiciais, como ocorreu anteriormente.
A manifestação será centrada na defesa de Jair Bolsonaro e na pressão pela aprovação de projetos de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023, em Brasília. Tarcísio deve discursar publicamente em apoio à anistia, em consonância com articulações recentes do PL com o Centrão.
O projeto de anistia geral e irrestrita, defendido por parte da direita, enfrenta forte resistência no Congresso. Em paralelo, uma proposta alternativa mais “light”, em discussão no Senado Federal, propõe o abrandamento das penas apenas para condenados pelos atos da Praça dos Três Poderes, permitindo o cumprimento em regime semiaberto ou aberto.
Apesar das críticas públicas do PL à versão alternativa, fontes internas apontam que parlamentares do partido avaliam apoiar a proposta, com o objetivo de não se posicionarem contra a base bolsonarista — especialmente com as eleições de 2026 no horizonte.
Fonte: CNN