Nesta terça-feira (03) o deputado federal Rafael Brito (MDB-AL) foi o responsável pela condução de um debate sobre a prioridade de estágios para estudantes da rede pública de ensino. Durante a discussão, o parlamentar destacou que o projeto visa não apenas a formação educacional dos jovens, mas também seu futuro profissional, enfrentando a barreira da falta de experiência que dificulta a entrada no mercado de trabalho.
Brito em entrevista à nossa equipe ressaltou a importância de garantir que estudantes da educação pública tenham acesso prioritário em estágios, especialmente aqueles vinculados à administração pública, mas também às empresas e concessionárias que têm contratos com o governo. “Muitos jovens, hoje em dia, têm dificuldade de encontrar emprego por não possuírem experiência. Se não houver uma oportunidade de estágio, como eles vão preencher essa lacuna no currículo?”, questionou o deputado, explicando que a proposta é uma ferramenta crucial para melhorar a empregabilidade dos estudantes e corrigir desigualdades históricas.
Segundo o parlamentar, 80% dos alunos da educação básica vêm de escolas públicas, enquanto apenas 20% frequentam instituições privadas. No entanto, os dados mostram que a maioria dos estagiários no país vem do setor privado, o que cria uma disparidade que o projeto pretende corrigir, oferecendo mais oportunidades para os alunos da rede pública e ajudando a criar um caminho mais justo para todos.
Meia-entrada para profissionais da educação
Além do projeto sobre estágios, Brito também falou sobre a aprovação de outro importante projeto de lei que garante meia-entrada para os profissionais da educação em eventos culturais, como cinema e teatro. O objetivo, segundo o deputado, é valorizar esses trabalhadores essenciais na formação da sociedade, proporcionando-lhes acesso a benefícios culturais. “Esses profissionais também precisam de momentos de lazer e cultura, e é fundamental que eles tenham esse direito”, afirmou Brito.
Após o projeto de lei ser aprovado pelo Poder Legislativo, ele é encaminhado ao Executivo a fim de que o Presidente o sancione ou vete.