PRTB negocia candidatura de Eduardo Bolsonaro à Presidência em 2026

O presidente do PRTB, Leonardo Avalanche, confirmou nesta terça-feira (16) que está em negociação com o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) para viabilizar sua candidatura à Presidência da República nas eleições de 2026. A legenda foi oferecida ao parlamentar caso ele opte por deixar o PL, partido que atualmente sinaliza apoio ao nome de Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) para a disputa.

Segundo Avalanche, Eduardo demonstrou interesse em conduzir uma campanha majoritariamente virtual, um modelo ainda inédito em disputas presidenciais no país. Apesar de residir fora do Brasil, o deputado não teria impedimentos legais para concorrer, desde que atenda aos requisitos da legislação eleitoral.

A movimentação do PRTB ocorre em meio à insatisfação de setores do bolsonarismo com o PL. A legenda publicou recentemente uma nota afirmando que “bolsonaristas raiz planejam debandada do PL”, e tem mantido conversas com outras figuras políticas insatisfeitas com o atual cenário, como Damares Alves, Rodrigo Manga, Anthony Garotinho e Pablo Marçal — este último inelegível até 2032.

As tensões aumentaram após declarações polêmicas do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, sobre o 8 de janeiro. Em entrevista, ele afirmou que houve “planejamento de golpe, mas não o golpe em si”. Após a repercussão negativa, Valdemar alegou que se expressou mal e que suas falas foram “no campo do imaginário”.

O PRTB, que já abrigou a candidatura de vice de Jair Bolsonaro em 2018 com General Mourão, tenta agora se reposicionar como uma nova casa para o bolsonarismo nas eleições de 2026.

Fonte: Gazeta do Povo

Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: