O deputado federal Rafael Brito (MDB-AL) avaliou que as próximas eleições de deputado estadual e federal devem seguir o modelo observado nas eleições de vereador de 2022, com uma maior concentração de votos em um número reduzido de candidatos e chapas mais competitivas. Segundo o parlamentar, o cenário eleitoral em 2026 será ainda mais complexo devido à redução no número de vagas e à diminuição do número de partidos com capacidade para montar chapas viáveis.
Brito explicou que, em 2026, a Assembleia Legislativa de Alagoas contará com uma vaga a menos, passando de 9 para 8, o que tende a tornar a competição mais acirrada. “A tendência é que apenas quatro ou cinco partidos consigam formar chapas competitivas, o que concentrará ainda mais a votação em um ou dois candidatos”, afirmou o deputado.
O parlamentar do MDB revelou que seu partido já está se preparando para uma chapa forte, com a expectativa de eleger entre três e quatro deputados federais. “Acreditamos que teremos um grupo competitivo, com condições de conquistar até quatro vagas. Já estamos conversando com vários nomes, inclusive mulheres, para integrar nossa chapa”, completou Rafael Brito, indicando que o MDB se prepara para disputar com mais força as próximas eleições.