O governador Rafael Fonteles apresenta, na terça-feira (9), em Brasília, o SoberanIA, projeto de inteligência artificial com origem no Piauí, que será apresentado ao Brasil como parte da agenda do setor durante o Encontro Nacional de IA Soberana. O sistema possui um modelo de linguagem treinado com 350 bilhões de tokens em português, sendo o maior da língua portuguesa validado para uso comercial.
No evento, foram apresentadas as tecnologias e aplicações já em operação via API, como o Piauí Oportunidades e o BO Fácil, que otimizam serviços públicos e personalizam experiências para os cidadãos. A ocasião reuniu representantes do governo federal, do Piauí e da indústria de tecnologia para discutir a formação de uma aliança e a articulação entre Governo do Piauí, MCTI, Modular, Scala, Telebras e Ceiba Energy na viabilização da nuvem soberana e da Fábrica de IA totalmente brasileira.
O avanço do Piauí na área também se deve ao investimento em infraestrutura tecnológica. O Governo do Estado adquiriu um supercomputador de alta performance, instalado na Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi). A máquina possui desempenho 250 vezes superior ao de um computador comum, com 2000 GB de memória RAM e oito placas de vídeo Nvidia de alto desempenho, voltadas ao processamento de linguagem natural e aprendizado de máquina, fundamentais para o desenvolvimento e testes de modelos como a SoberanIA.
Lançamento nacional
O lançamento aconteceu às 15h, no BHotel Brasília, durante durante o Encontro Nacional de IA Soberana.
Estiveram presentes a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; o Ministro das Comunicações do Brasil, Frederico Siqueira ; o presidente da Telebras, André Leandro Magalhães; além de representantes de ministérios, instituições parceiras e lideranças da indústria de tecnologia e inovação.
