O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), afirmou na noite desta segunda-feira (28), durante entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, que o espaço para o bolsonarismo na região Nordeste ainda é restrito, especialmente em seu estado. Questionado sobre o crescimento da popularidade do ex-presidente Jair Bolsonaro na região e os impactos para a reeleição de Lula em 2026, Fonteles garantiu que o atual presidente segue com forte apoio popular.
“No Piauí, Lula tem mais de 70% de aprovação. Em 2026, acredito que ele terá um desempenho ainda melhor do que em 2022, quando já obteve 77% dos votos”, destacou. Segundo ele, apesar da recente queda de popularidade do governo federal, influenciada pela alta dos alimentos e do custo de vida, o projeto do PT segue sólido entre os nordestinos.
O governador também comentou o crescimento da direita nas últimas eleições municipais, mas minimizou o impacto desses resultados no cenário nacional. “As grandes transformações ocorrem no governo federal. É onde se definem os rumos que realmente mudam a vida do povo”, afirmou.
Fonteles, um dos principais nomes do PT no Nordeste, reforçou o alinhamento com Lula e defendeu que a atuação do partido no plano nacional continua sendo o foco estratégico da legenda.
Fonte: Piauí Hoje