Notícias políticas no Brasil e no mundo

Larisse Lopes

Relatório da CGU aponta falta de transparência em 50% das ONGs analisadas

Um levantamento da Controladoria-Geral da União (CGU) revelou que metade das organizações não governamentais (ONGs) fiscalizadas não cumprem as regras de transparência em relação aos recursos recebidos via emendas parlamentares. O estudo, que analisou 26 ONGs beneficiadas com emendas entre 2 e 21 de dezembro de 2024, constatou que 13 entidades (50%) não fornecem informações adequadas ou não as divulgam.

Outras 9 ONGs (35%) apresentam dados incompletos, com informações desatualizadas ou de emendas anteriores. Apenas 4 entidades (15%) cumprem com a transparência exigida. A pesquisa foi realizada a pedido do ministro Flávio Dino, do STF, após a suspensão das emendas em agosto, e enviada ao magistrado na quinta-feira (4).

A falta de transparência dificulta o controle social e compromete a supervisão dos recursos públicos, segundo a CGU. As 26 ONGs analisadas fazem parte de um total de 676 organizações que receberam R$ 733,6 milhões em emendas entre 2 e 24 de dezembro de 2024, com informações extraídas do Portal da Transparência.

Últimas
Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: