O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT-BA), afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já comunicou a escolha da ex-ministra do Planejamento Miriam Belchior (PT) para assumir o comando da pasta a partir do início de abril. A declaração foi feita nesta quinta-feira (29), em entrevista à Rádio 95 FM, de Jequié (BA).
Segundo Costa, a indicação segue a orientação do presidente de priorizar nomes que já integram a equipe de governo, a fim de evitar descontinuidade administrativa. “Ela foi ministra do Planejamento, trabalha muito, é uma técnica competente”, afirmou. Belchior ocupa atualmente o cargo de secretária-executiva da Casa Civil e já era apontada como sucessora natural do ministro.
A escolha não enfrentou resistência no PT e foi vista como um movimento esperado entre governistas, apesar de críticas pontuais de setores do centrão. Integrante histórica do partido, Miriam Belchior tem passagens por diferentes gestões petistas, tendo sido ministra do Planejamento, da Casa Civil, presidente da Caixa Econômica Federal e coordenadora do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
De acordo com petistas ouvidos pela CNN, Belchior tem perfil mais conciliador que Rui Costa, que acumulou atritos durante sua atuação à frente da pasta.
A mudança ocorre em meio à reorganização ministerial do governo Lula. Cerca de 20 ministros devem deixar o primeiro escalão até abril para disputar as eleições. A tendência, segundo apuração da CNN, é que secretários-executivos assumam os ministérios, com o objetivo de manter o andamento das políticas públicas. A legislação eleitoral determina que ministros deixem os cargos até seis meses antes do pleito para concorrer a mandatos eletivos.
Fonte: CNN Brasil