O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), criticou nesta segunda-feira (8) a exibição de uma grande bandeira dos Estados Unidos por manifestantes pró-anistia durante o ato do último domingo (7), na Avenida Paulista, em São Paulo. Em entrevista à Rádio Jacobina FM, ele afirmou nunca ter visto situação semelhante em outras datas nacionais.
“Eu nunca vi, não conheço na história da humanidade, no dia da independência de um país, algumas pessoas desse país erguerem a bandeira de outro país”, disse o ministro. Rui Costa também associou o gesto à política externa dos EUA, que, segundo ele, “tem tomado medidas para destruir o emprego, as empresas e a economia do nosso país”.
A manifestação contou com apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Imagens de drones registraram a bandeira norte-americana sendo estendida por participantes. O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos EUA desde o início do ano, compartilhou a cena nas redes sociais e disse que o gesto representava um agradecimento ao ex-presidente Donald Trump pelas sanções impostas ao ministro Alexandre de Moraes, do STF.
A repercussão do episódio também chegou ao Congresso. O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), afirmou: “Que ironia! Os que se dizem ‘patriotas’ carregam bandeiras dos EUA e de Israel. Patriota de verdade é quem ergue a bandeira do Brasil e defende nossa soberania”.