Em entrevista à nossa equipe o senador Marcelo Castro (MDB) abordou a possibilidade do PDT pleitear uma posição na chapa majoritária, incluindo a candidatura de Enzo Samuel ao Senado. Castro reconheceu que é um “direito legítimo” de todos os partidos da base do governo pleitearem cargos majoritários, como os de governador, vice-governador, senadores e suplentes.
O senador explicou que cada partido tem o direito de reivindicar essas posições, mas a decisão final sobre quem ocupará os cargos será baseada na força eleitoral de cada sigla. “Cada partido que está na base tem o direito de pleitear um cargo de senador, suplente de senador ou vice-governador. Mas no final, a decisão será tomada com base na força política de cada um”, afirmou Castro.
Ele destacou que o MDB, seu partido, possui uma posição forte, com um senador, nove deputados estaduais, 56 prefeitos e o vice-governador. Castro ainda lembrou que o MDB teve o maior número de votos nas eleições para prefeitos no estado. No entanto, enfatizou que todos os partidos da base, como o PDT, PSD, PT e PCdoB, irão apresentar suas propostas e, ao final, será necessário chegar a um consenso sobre como distribuir as posições na chapa majoritária.
O senador finalizou dizendo que esse processo é natural e segue um padrão que, segundo ele, ocorre em qualquer parte do mundo.