Representantes da Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan) estiveram na última sexta-feira (14) na Escola 42, em São Paulo, para conhecer o funcionamento da instituição sem fins lucrativos, que oferece formação em tecnologia e engenharia de software para jovens. A visita teve o objetivo de avaliar a viabilidade de uma futura unidade da escola no Hub de Inovação que será implantado pelo Governo de Sergipe.
O secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles, já havia visitado a instituição em 2024. Durante a visita recente, a Seplan teve a oportunidade de conhecer a estrutura e metodologia de uma das escolas mais inovadoras do mundo, que já está presente em mais de 30 países, incluindo o Rio de Janeiro no Brasil. A escola oferece um modelo de ensino sem professores, utilizando a metodologia de aprendizado em pares e a realização de tarefas a partir de tutoriais.
O secretário Julio Filgueira, o subsecretário de Transformação Digital e Inovação, Walter Andrade, e representantes do The Human Project (THP) de Sergipe participaram da visita. Filgueira destacou que a Escola 42 é uma oportunidade importante para a qualificação profissional dos jovens sergipanos na área de Tecnologia, que está em forte crescimento mundial. Ele mencionou que a instituição pode ser parte do futuro Hub de Inovação de Sergipe, que será implantado no Centro de Aracaju.
A Escola 42 oferece formação gratuita em programação com carga horária de 40 horas semanais, com duração de um ano e meio, e flexibilidade no cumprimento das horas. Além disso, a instituição proporciona bolsas de estudo em parceria com empresas como Itaú, Zup, Fundação Telefônica Vivo e Fundação Telles. A escola é voltada para jovens, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de fornecer uma qualificação profissional de alto nível.
O subsecretário Walter Andrade ressaltou que a Escola 42 é uma iniciativa global que oferece um aprendizado colaborativo, atendendo não apenas jovens, mas também profissionais em transição de carreira e pessoas que buscam se profissionalizar.
Fonte: Governo do Sergipe