“Só a democracia promove inclusão”, diz Alckmin em centro paralímpico brasileiro

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, participou na tarde desta quinta-feira (22/5), ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de evento para renovação do patrocínio do Governo Federal e da Caixa ao Comitê Paralímpico. A cerimônia ocorreu no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, construído com recursos federais entre 2014 e 2016, quando Alckmin governava o Estado.

“Veja como a boa política pública faz a diferença”, afirmou Alckmin. “Em 2016, no Rio, o Brasil, que hoje é uma potência paralímpica, teve o oitavo lugar. Em 2021, em Tóquio, o sétimo lugar. Agora, em 2024, em Paris, o quinto lugar”, enumerou. “Só a democracia promove a inclusão”, concluiu.

No total, serão investidos R$ 160 milhões nos próximos quatro anos nas seguintes modalidades: atletismo, judô, halterofilismo, tênis de mesa, natação, vôlei sentado, tiro desportivo, rugby em cadeira de rodas, basquete em cadeira de rodas, badminton, bocha, futebol de cegos e goalball.

Os recursos também abrangem atletas patrocinados e os programas Educação Paralímpica e Atleta Cidadão.

Saúde

Pela manhã, o ministro também participou de outra agenda com o presidente Lula: o lançamento dos cursos de Medicina e Biomedicina da Faculdade de Ciências da Saúde Sírio-Libanês, que oferecerá anualmente 100 vagas de bacharelado para formação de especialistas melhor preparados para o mercado de trabalho.

“Essa é uma instituição que, tenho certeza, dará todo arcabouço científico e preparatório para o exercício da profissão com essa visão humanista de amor às pessoas”, afirmou Alckmin. “Tem tudo para ter uma faculdade de ponta, formando recursos humanos para o nosso país”, acrescentou.

Fonte: Agência Gov

Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: