“STF julga núcleo 2 em caso de golpe: Bolsonaro réu”

STF golpe

O Supremo Tribunal Federal (STF) deu início ao julgamento do segundo grupo de acusados de tentativa de golpe de Estado nesta terça-feira, 22 de abril de 2025. Após a recente decisão que tornou o presidente Jair Bolsonaro e outros aliados réus pela trama golpista, agora é a vez do ‘Núcleo 2’ enfrentar a análise da denúncia.

Entre os suspeitos que compõem esse grupo estão figuras importantes, como o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques, o ex-secretário-adjunto da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, Fernando de Sousa Oliveira, a ex-subsecretária Marília Ferreira de Alencar, e o ex-assessor da Presidência Filipe Martins. Ao todo, 33 pessoas foram denunciadas pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

O julgamento será dividido em três sessões, que ocorrerão até quarta-feira, 23. O presidente da Primeira Turma do STF, o ministro Cristiano Zanin, reservou as manhãs e a tarde dos dias 22 e 23 para a análise da denúncia. Caso a denúncia seja aceita, um processo penal será aberto, no qual provas serão analisadas e testemunhas ouvidas.

Outros núcleos de denunciados ainda aguardam julgamento, e o STF já marcou datas para analisar as denúncias contra esses grupos. O quinto grupo ainda está sob análise do relator Alexandre de Moraes.

A Primeira Turma do STF é composta pelos ministros Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Flávio Dino e Luiz Fux. O julgamento dessa denúncia é mais um passo importante em meio às investigações sobre a tentativa de golpe de Estado no Brasil.

Com informações do Estadão.

Fonte: Redação Terra.

Saiba mais: www.terra.com.br

Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: