STF suspende julgamento de Carla Zambelli após pedido de vista de Nunes Marques

O julgamento da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) no Supremo Tribunal Federal (STF) foi suspenso após o ministro Nunes Marques pedir vista do processo, solicitando mais tempo para análise. O pedido paralisou o andamento do julgamento, que estava com placar de 4 a 0 pela condenação de Zambelli pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com uso de arma, após o caso ocorrido em outubro de 2022.

No incidente, Zambelli perseguiu um homem, apoiador de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), armado, em um bairro nobre de São Paulo. A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou a parlamentar, que foi posteriormente tornada ré no processo.

O relator do caso, ministro Gilmar Mendes, votou pela condenação de Zambelli a cinco anos e três meses de prisão, além da perda do mandato e a revogação do direito ao porte de arma. Mendes também determinou a entrega da arma usada no episódio ao Comando do Exército. Ele foi seguido pelos ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia e Flávio Dino.

Com o pedido de vista de Nunes Marques, o julgamento foi paralisado, e o caso deve ser retomado no segundo semestre de 2025, com a expectativa de manifestação dos ministros Cristiano Zanin, Dias Toffoli, André Mendonça, Edson Fachin e Luís Roberto Barroso. Caso seja condenada, Zambelli poderá ter seu mandato analisado pela Câmara dos Deputados, que decidirá pela cassação com a maioria absoluta dos votos (257 deputados).

Em nota, Zambelli se declarou confiante na Justiça e afirmou que sua inocência será comprovada. O advogado da deputada também criticou a forma virtual de sustentação da defesa, apontando que a visualização efetiva dos vídeos enviados aos ministros não é garantida.

Fonte: CNN Brasil

Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: