Tarcísio sinaliza plano de governo nacional e propõe “40 anos em quatro” 

Sem se declarar candidato à Presidência, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), usou um evento com empresários nesta segunda-feira (25), na capital paulista, para delinear ideias que soam como uma prévia de campanha nacional para 2026. Ao lado do senador Ciro Nogueira (PP-PI), presidente do Progressistas, Tarcísio defendeu pilares de um possível governo de centro-direita, com foco em eficiência, desenvolvimento econômico e enxugamento da máquina pública.

Inspirado por Juscelino Kubitschek, o governador sugeriu o slogan “40 anos em quatro”, em alusão ao célebre “50 anos em cinco” de JK. “A gente precisa fazer pelo menos 40 anos em quatro. Isso está muito claro”, declarou, citando a construção de Brasília como exemplo de liderança com visão de futuro.

Durante sua fala, Tarcísio criticou o tamanho do atual governo federal e defendeu reduzir o número de ministérios como forma de melhorar a gestão. “A Argentina tem operado com nove ministérios. Imagina a quantidade de cortes que conseguiram fazer”, comparou.

O governador também abordou temas como:

  • Desindexação da economia, para evitar o “efeito bola-de-neve” nas políticas públicas;
  • Revisão de benefícios tributários;
  • Harmonia entre os poderes, com protagonismo do Congresso na preservação das reformas trabalhista e previdenciária.

Ao fim do painel, Ciro Nogueira arrancou risos da plateia ao pedir sugestões de nomes para representar a direita nas eleições de 2026, em uma clara provocação ao ambiente pré-eleitoral que já se desenha — e onde Tarcísio, mesmo evitando confirmar, aparece cada vez mais como nome forte.

Fonte: CNN Brasil

Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: