Tiririca deixa o PL e se filia ao PSD pelo Ceará: “De volta para minha terra”

O deputado federal Tiririca anunciou nesta quarta-feira (6) sua saída do PL (Partido Liberal) e filiação ao PSD (Partido Social Democrático) pelo Ceará, seu estado natal. A mudança inclui também a transferência de domicílio eleitoral, antes registrado em São Paulo, onde construiu sua carreira política.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o parlamentar afirmou estar “de volta para a terra natal” e prometeu um mandato “sério, sem palhaçada”. A filiação foi celebrada pelo deputado Domingos Neto (PSD-CE), coordenador da bancada cearense na Câmara. “Seja bem-vindo ao PSD. Contamos contigo para fortalecer as ações de acesso à cultura e defesa dos profissionais do humor, do circo e da música do Ceará”, escreveu Neto.

Conhecido nacionalmente como humorista e palhaço, Tiririca iniciou sua trajetória política em 2010, quando foi o deputado mais votado do país. Apesar de mais de uma década na Câmara, teve apenas dois projetos aprovados como autor ou coautor: o reconhecimento da atividade circense como manifestação cultural (Lei Rouanet) e a criação do vale-cultura, dentro do Programa de Cultura do Trabalhador.

Nos últimos anos, o deputado se envolveu em polêmicas e controvérsias políticas. Em 2024, passou a ser investigado por importunação sexual, após ser acusado de tocar um trabalhador de forma inapropriada. Já em 2025, votou a favor da PEC da Blindagem, que dificultava ações criminais contra parlamentares — proposta barrada pelo Senado após forte reação popular. Tiririca também apoiou o boicote à MP que aumentava impostos sobre bets e fintechs e votou a favor da ampliação do número de deputados federais.

Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: