O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) classificou como impróprios para consumo os produtos das marcas Melissa, Pingo Preto e Oficial, vendidas como “pó para preparo de bebida sabor café” — conhecidos popularmente como café fake. Segundo o órgão, os produtos não continham café em sua composição e foram fabricados com resíduos da lavoura, incluindo impurezas e matérias estranhas em níveis acima do permitido.
Além disso, testes revelaram a presença de micotoxinas em quantidade superior ao limite legal. Essas toxinas são produzidas por fungos e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), podem ser potencialmente cancerígenas.
O Ministério orienta que os consumidores deixem de consumir imediatamente os produtos dessas marcas. Aqueles que adquiriram os itens podem exigir a substituição com base no Código de Defesa do Consumidor.
Se os produtos ainda estiverem à venda, é possível denunciar a comercialização irregular por meio do canal oficial Fala.BR, informando nome e endereço do estabelecimento onde a compra foi feita.
Fonte: Metrópoles