O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quarta-feira (30) uma Ordem Executiva que impõe tarifa de 50% a centenas de produtos importados do Brasil. A medida, que entra em vigor no dia 1º de agosto, foi justificada como uma resposta a supostas violações de direitos humanos e ameaças à segurança nacional dos EUA por parte do governo brasileiro, especialmente em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores.
A ação é baseada na Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (IEEPA), de 1977, e marca a instauração de uma nova “emergência nacional” nos EUA em relação ao Brasil. No entanto, a lista publicada pela Casa Branca inclui cerca de 700 produtos isentos das tarifas. Entre os principais estão o suco e a polpa de laranja, minérios de ferro, combustíveis e artigos de aeronaves civis – o que beneficia diretamente empresas como a Embraer.
Produtos como o café e a carne bovina não foram incluídos na lista de exceções. A data-limite para entrada ou retirada de mercadorias para consumo é 6 de agosto. O documento completo está disponível no site oficial da Casa Branca.
Fonte: Metrópoles