Notícias políticas no Brasil e no mundo

União Brasil discute apoio à reeleição de Lula e Rumos para 2026

O União Brasil iniciou discussões internas sobre seu posicionamento na sucessão presidencial de 2026, com uma divisão no partido. Um grupo ligado ao Governo Federal defende o apoio à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, enquanto outra ala se mantém em oposição. No Ceará, a divisão também é evidente, com deputados federais como Fernanda Pessoa e Moses Rodrigues alinhados ao Governo Lula, enquanto Danilo Forte e Dayany, esposa do presidente estadual do UB, Capitão Wagner, estão na oposição.

Em Brasília, Fernanda e Moses trabalham para ampliar ações do Governo Federal nos municípios de Sobral e Maracanaú, cidades importantes para seus grupos políticos. Em Sobral, o prefeito é Oscar Rodrigues, pai de Moses, e em Maracanaú, o prefeito é Roberto Pessoa, pai de Fernanda.

O debate sobre o apoio a Lula também se reflete em Brasília, onde o ministro do Turismo, Celson Sabino, pediu audiência com a nova ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, para discutir a aliança do União Brasil com a base governista. Sabino já se adiantou em afirmar que não participará do lançamento da pré-candidatura do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, à Presidência, marcado para abril. Ele defende que o partido se una aos aliados de Lula.

O movimento do União Brasil acontece em um momento em que o Governo Federal está realizando uma reforma ministerial, e o PSD também busca mais espaços na Esplanada dos Ministérios, gerando uma disputa interna que poderá influenciar na formação do palanque de 2026, impactando diretamente os rumos do partido no Ceará.

Com informações do portal Ceará Agora

Últimas
Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: