União Brasil expulsa ministro Celso Sabino por desobediência

O ministro do Turismo, Celso Sabino, foi expulso do União Brasil nesta segunda-feira (8/12), após decisão da Comissão Executiva Nacional da legenda. O partido determinou o cancelamento da filiação do ministro, que ocupa o cargo no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A expulsão foi motivada por uma representação interna apresentada contra Sabino, que decidiu permanecer no Governo Federal mesmo após a sigla anunciar, em setembro, uma determinação para que todos os filiados deixassem a administração petista. A permanência do ministro foi considerada uma atitude contrária à orientação partidária.

Em nota divulgada pelo União Brasil, a Executiva informou que a decisão foi tomada durante reunião realizada na tarde desta segunda-feira. O comunicado também anunciou outra medida: o partido aprovou intervenção no Diretório Estadual do Pará, atendendo a uma segunda representação. Com isso, o diretório passa a ser comandado por uma Comissão Executiva Interventora.

Com a expulsão, o ministro perde vínculo formal com o partido, mas permanece no comando do Ministério do Turismo, cargo para o qual foi indicado no início do ano.

 

Reportagem: Larisse Lopes

Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: