O senador Veneziano Vital (MDB) criticou a ideia de conceder anistia aos responsáveis pelos atos de vandalismo ocorridos em 8 de janeiro de 2023, no Congresso Nacional, e afirmou que a proposta de impunidade é inaceitável. Em entrevista exclusiva ao jornalista Clilson Júnior, do ClickPB, o parlamentar ressaltou que defender a anistia seria abrir espaço para a repetição de tais ações criminosas. “Você defender a impunidade é defender as novas práticas criminosas”, afirmou.
Veneziano destacou que os ataques ao Congresso foram planejados por meses e associados à narrativa promovida por Jair Bolsonaro e seus aliados. Para ele, a proposta de anistia seria um estímulo para que ações semelhantes acontecessem novamente no futuro. “Não tem cabimento”, enfatizou.
Em sua análise, o senador reafirmou a importância de preservar a democracia, apesar das falhas que ela possa apresentar. “Ela é muitas vezes incorporavelmente melhor do que a tirania, do que a doutrina ditatorial da tortura, da censura jornalística”, declarou.
Além de discutir a questão da anistia, Veneziano também abordou as Eleições de 2026, nas quais pretende se candidatar novamente ao Senado. O político, com uma longa trajetória, já foi prefeito de Campina Grande, deputado federal e ocupa o Senado desde 2018.
Com informações do ClickPB