O veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à proposta de aumento no número de deputados federais pode gerar impactos diretos na representação política do Piauí. Caso o Congresso não derrube a decisão, o estado perderá seis cadeiras na Assembleia Legislativa (Alepi) — passando de 30 para 24 deputados estaduais — e duas vagas na Câmara Federal, reduzindo sua bancada de 10 para 8 parlamentares.
O alerta foi feito pelo presidente da Alepi, deputado Severo Eulálio, que ressaltou os efeitos da medida na composição legislativa estadual e federal. “Vai mudar o cálculo, vai mudar a quantidade, a composição da nossa Assembleia e também do Congresso Nacional”, afirmou.
Severo também informou que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, deve realizar uma reunião conjunta com a Câmara dos Deputados para discutir o veto. Caso a Câmara o derrube, a decisão segue para o Senado.
“O presidente Hugo Motta e o presidente Alcolumbre estão empenhados na derrubada do veto. Vamos aguardar os próximos passos”, concluiu Eulálio.
Fonte: O Dia