Wellington Dias destaca papel do Piauí na retirada do Brasil do Mapa da Fome

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, celebrou nesta sexta-feira (1º), em Teresina, o anúncio da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a retirada do Brasil do Mapa da Fome. O pronunciamento foi feito durante a entrega de imóveis do Minha Casa, Minha Vida, na zona Norte da capital piauiense.

Segundo Dias, a insegurança alimentar grave caiu significativamente no país.

“A gente caiu de 8% para 1% em subnutrição”, afirmou o ministro, destacando que o Brasil teve papel decisivo na redução da fome global, sendo responsável por 29 milhões dos 77 milhões de pessoas que saíram dessa condição no mundo.

Ele relembrou que, no início do atual governo, o Brasil tinha 33,1 milhões de pessoas em situação de fome. A meta era sair do Mapa da Fome até 2026, mas os dados da ONU indicam que a conquista foi antecipada.

Piauí teve papel de destaque nos avanços

Wellington Dias também ressaltou o esforço conjunto no estado do Piauí, especialmente com o apoio dos municípios e do governador Rafael Fonteles, presidente do Consórcio Nordeste. Ele atribuiu os avanços à retomada do crescimento econômico, ao aumento do salário mínimo e à geração de empregos como fatores determinantes para a superação da fome no Brasil.

“No Piauí, houve um trabalho forte dos municípios, com apoio do governador Rafael, que também preside o Consórcio Nordeste, a região com melhor desempenho nos indicadores”, disse.

Durante a visita, o ministro também recebeu novos pedidos de custeio para a saúde municipal e afirmou que acompanhará os encaminhamentos junto ao Ministério da Saúde.

Fonte: Cidadeverde.com

 

Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: