O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, reagiu às declarações de uma participante de um reality show que afirmou que o Bolsa Família incentivaria famílias a tirar crianças da escola para terem mais filhos e receberem o benefício. A fala repercutiu nas redes sociais e levou o ministro e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a se manifestarem publicamente.
Em publicação nas redes, Wellington Dias afirmou que ataques ao programa social costumam ser usados para gerar polêmica, mas destacou que os dados desmentem esse tipo de afirmação. Segundo ele, apenas em 2025, mais de 2 milhões de famílias deixaram o Bolsa Família após melhorarem de renda, e mais de 90% dos novos empregos no país foram ocupados por pessoas inscritas no Cadastro Único.
O ministro reforçou ainda que a permanência de crianças e adolescentes na escola é uma exigência central do programa. Para continuar recebendo o benefício, famílias precisam manter filhos menores de 18 anos matriculados e com frequência mínima de 75% nas aulas. “Educação é condição, não discurso”, afirmou.