O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), deve oficializar sua pré-candidatura à Presidência da República no dia 16 de agosto, em evento marcado para São Paulo. A confirmação foi divulgada nesta segunda-feira (21/7) pelo partido Novo, que aposta no nome de Zema como representante da direita liberal nas eleições de 2026.
Antes de anunciar sua intenção publicamente, Zema se reuniu com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que, segundo nota do partido, apoiou a decisão e incentivou sua candidatura. “Bolsonaro recebeu a notícia de forma positiva e destacou a importância de haver mais nomes da direita no primeiro turno”, informou o Novo.
O evento de lançamento deve reunir mais de 2 mil pessoas, entre parlamentares, lideranças e apoiadores. Bolsonaro foi convidado, mas sua presença ainda não está confirmada.
Zema, que cumpre seu segundo mandato em Minas, deve enfrentar outros nomes da direita no pleito, como o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), que também já se lançou como pré-candidato.
Segundo o presidente do Novo, Eduardo Ribeiro, o governador mineiro representa um exemplo de gestão eficiente e recuperação econômica. “Em 2018, Zema era um desconhecido. Mesmo assim, conquistou os mineiros e tirou Minas do abismo em que o PT havia deixado o estado. Ele tem totais condições de fazer o mesmo pelo Brasil”, afirmou.
Fonte: Metrópoles