Prefeito de Fortaleza alerta sobre possível queda no ranking de Capacidade de Pagamento (Capag)

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), alertou, nesta quarta-feira (16), durante o anúncio de medidas de contenção orçamentária, que a cidade pode cair no ranking de Capacidade de Pagamento (Capag) na próxima avaliação, prevista para o primeiro semestre de 2025. A Capag classifica estados e municípios em uma escala que vai de A a C, com base na capacidade fiscal para honrar seus compromissos com o Tesouro Nacional. Atualmente, Fortaleza está classificada como Capag B(+).

Leitão projetou que a cidade perderá a classificação B e passará para a C, o que pode agravar ainda mais a saúde financeira do município, dificultando novas operações de crédito e o recebimento de recursos federais. O prefeito enfatizou que está tomando medidas “duras” de contenção, com o objetivo de evitar que a situação se agrave, como cortes no orçamento que impactam diretamente a administração municipal.

Ele também destacou que a queda no ranking pode ter consequências significativas, como o aumento das dificuldades para contrair empréstimos e a diminuição de recursos federais destinados à cidade. “Estamos fazendo o possível para evitar isso, mas a tendência é que aconteça”, afirmou Leitão, ao lado do secretário de Finanças, Márcio Cardeal.

Com informações do O Povo

Mais lidas
Encontre a notícia de seu interesse: